Como diferenciar intolerância alimentar ou alergia alimentar?

ALERGIA ALIMENTAR

INTOLERÂNCIA ou ALERGIA Alimentar?
A quem devo recorrer: Alergista ou Gastroenterologista?

A Alergia alimentar geralmente acomete crianças pequenas ( mas pode ocorrer mesmo em adutos), e os sintomas podem ser: Digestivos: Diarréia e vônito, cutâneos: urticária, dermatite atópica, e mais raramente, sintomas respiratórios , como asma ou bronquite. Nas crianças, os principais alimentos envolvidos nas reações alérgicas são: leite de vaca, ovo, ou, trigo, e peixe. Na população adulta, já outros alimentos como camarão, frutos do mar ou, na dependência da região e padrão alimentar – o amendoim ou nozes podem ser implicados. Os sintomas ocorrem de minutos a horas após a ingestão do alimento, e os mais comuns são os digestivos e cutâneos, como a urticária. No caso da alergia ao leite de vaca, boa parcela dos pacientes poderá voltar a fazer o uso do alimento com o decorrer do tempo, particularmente na faixa etária pediátrica, onde a alergia pode ocorrer devido a uma imaturidade intestinal que provoca a absorção de proteínas que organismo considera “estranhas”e suscita a produção de anticorpos contra estas proteínas do leite de vaca. Quando existe a alergia a proteína de algum alimento bruto, podem ser realizados testes alérgicos para confirmar a existência de anticorpos específicos para o alimento suspeito, e o tratamento é evitar a ingestão do mesmo.
O especialista mais indicado para avaliar uma alergia alimentar, de qualquer natureza, deve ser o Alergista, podendo em caso de dúvidas contar com o auxílio de um Gastroenterologista para descartar a presença de intolerância ao alimento, propriamente dita. Já o especialista mais indicado para avaliar uma intolerância alimentar, de qualquer natureza, deve ser o Gastroenterologista, podendo em caso de dúvidas contar com o auxílio de um alergista para descartar a presença de alergia ao alimento, ou para a realização de testes alérgicos específicos.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>