ONICOMICOSE

A Onicomicose é o acometimento das unhas por fungos – predisposição em pessoas que utilizam calçadops fechados ou que os pés fiquem freqüentemente em ambiente úmido, má-circulação ( doenças oculsivas arteriais,fumantes), uso de ferramentas contaminadas (pedicure). A placa da unha apresenta-se comprometida, com alterações que surgem na borda livre da unha e crescem em direção à raiz. A unha vai assumindo coloração esbranquiçada a amarelo-esverdeada, vai ficando espessa ( mais grossa) progressivamente, e se desprendendo do leito ungueal – pode haver um “oco”entre a unha e a pele. Ela vai piorando lenta e progessivamente, e pode levar ao comprometimento da unha em toda a sua extensão, e propagar-se para outrs unhas.
As onicomicoses são extremamente resistentes ao tratamento, e recidivas são muito freqüentes. O fungo pode ser identificado por meio de microscopia e cultura micológica realizada em laboratório, através do exame do material obtido da raspagem das lesões. O tratamento, de preferência feito pela via oral, deve ser realizado até o crescimento de uma unha saudável, o que pode levar de 3 a mais de 6 a 18 meses, em alguns casos. As recidivas são freqüentes, e a extração da unha não é indicada, uma vez que se houver lesão da matriz (raiz da unha), ela crescerá deformada, o que a tornaria mais propensa às infecções fúngicas. O uso de esmaltes com antifúngicos pode ser indicada em casos iniciais, mas o resultado costuma ser insatisfatório, podendo ser utilizado como terapêutica complementar. A desinfecção dos calçados pode ajudar a diminuir recidivas.

 

 

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>