TIPOS DE RINITE
Fonte: BERNSTEIN ALLERY GROUP INC. 2009

Rinite, ou inflamação do nariz, pode ser causada por fatores alérgicos, não alérgicos ou infecciosos. Apesar de os sintomas nasal poderem ser similiares em todas estas três condições, os seus mecanismos causadores são diferentes.

A rinite alérgica ocorre em indivíduos que produzem o anticorpo alérgico, IgE, e se tornam sensibilizados a alérgenos específicos ou proteínas como polens, esporos de mofo, ácaros domésticos e secreções de animais. Este anticorpo se adere a células alérgicas no corpo chamadas “mastócitos” que são o gatilho para a liberação de substancias químicas tais como histamina após entrar em contato com o alérgeno específico. Estes químicos liberados são responsáveis pelos sintomas conhecidos como febre do feno tais como espirros, prurido e lacrimejamento ocular, coriza e obstrução nasal.

Rinite infecciosa se refere a sintomas nasais resultando de uma infecção de vias aéreas superiores viral ou bacteriana. Infecções podem freqüentemente ser diferenciadas da rinite alérgica pelos sintomas serem auto-limitados após 7 a 14 dias e frequentemente serem acompanhados de dor muscular e febre.

Rinite vasomotora é uma condição não-alérgica cujo mecanismo não é tão bem definido como na rinite alérgica. Acredita-se que seja devido a um mecanismo neural reflexo que resulta em mudanças no fluxo nasal.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>