rinite alérgica
rinite alérgica
rinite alérgica

Você sabia que muitas pessoas têm RINITE e não sabem?

Os sintomas são confundidos com os do resfriado. Pessoas que ficam ‘resfriadas’ sempre geralmente têm rinite alérgica. Crianças e adolescentes são os mais atingidos pelo problema. Nos grandes centros urbanos do Brasil, de 26% a 30% dos jovens de 10 a 18 anos têm rinite, e ela pode afetar a produtividade no trabalho e o rendimento escolar.

A rinite é uma reação imunológica causada pelo contato de agentes alérgenos com o revestimento do nariz. Em contato com esses alérgenos, a mucosa do nariz inflama e incha, em um processo acompanhado de sintomas como coceira, espirros, secreção nasal e entupimento do nariz. Há vários tipos de rinite. A vasomotora é uma reação à temperaturas, a perfumes e poluição; a irritativa, causada pela poluição e comum em cidades industrais; a medicamentosa, desencadeada pelo mau uso dos medicamentos nasais. No Brasil e no mundo, a forma mais comum é a rinite alérgica, causada pela reação do sistema imunulógico a pó, bolor, pólen, ervas, árvores e animais, principalmente.

A rinite e o inverno – Alguns fatores explicam o aumento da incidência de crises de rinite no outono e no inverno. As pessoas ficam tempo mais em ambientes fechados, facilitando a contaminação. Além disso, roupas guardadas são tiradas do armário, trazendo cheiros fortes e mofo. O ar frio e poluído e o tempo seco são uma grande agressão as vias respiratórias.

Tratamento e prevenção – Cada tipo de rinite tem um tratamento específico, por ser causado por um agente diferente. Medicamentos antiinflamatórios nasais e remédios antialérgicos são os meios comuns para alívio da doença. Um método eficaz e de longa duração usado atualmente é a imunoterapia. Trata-se de vacinas antialérgicas, que ajudam a tornar o sistema imune tolerante aos fatores desencadeantes das crises. A prevenção mais eficaz, no entanto, ainda evitar os agentes que causam a alergia será recomendado. Existem testes realizados pelo Médico Alergista para identificar estes agentes.
Serviço : Clínica Adriana Schmidt
www.adrianaschmidt.com
Fone (41) 3336-2820
Curitiba -PR

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>