Acne no verão

  • O que é a acne?

A acne é um problema de pele muito comum, ocasionado por uma alteração crônica das unidades pilossebáceas (glândulas sebáceas), que sofrem uma obstrução canalicular – ficam bloqueadas, levando a formação das pápulas (elevações de pele pústulas (quando há a presença de secreção purulenta em seu interior), e em alguns casos a formação de comedões (lesões maiores), nódulos e cicatrizes.
Existem basicamente 3 graus de comprometimento: Leve (pápulas), Papulopustular (lesões com pus) e nodulocística (lesões grandes com formações nodulares endurecidas sob a pele).
Até 80% das pessoas terão acne em alguma época da vida, especialmente dos 12 aos 24 anos.

 

  • O que pode causar acne (esta eu acrescentei):
  1. Principalmente mudanças hormonais – na adolescência ou no período pré-menstrual em mulheres, por estímulo hormonal as glândulas sebáceas se tornam maiores e produzem mais sebo;
  2. Uso de produtos cosméticos em base oleosa
  3. Fricção ou o ato de manipular a pele com frequência
  4. O uso de sabonetes muito cáusticos ou adstringentes
  5. Stress
  6. Hereditariedade (outros familiares com acne)
  7. Problemas hormonais devido a algumas doenças (cistos ovarianos)
  8. Cabelos longos ou oleosos (franja)
  9. Alguns medicamentos (corticoides orais)

Pressão por faixas de cabelo, mochilas, etc
Trabalhos que levem a exposição a certos óleos e químicos

  • O verão pode aumentar a sua incidência? Por quê?

A acne pode ser exacerbada por fatores ambientais, especialmente calor, umidade, e o próprio clima tropical, porque funcionam com estimulantes para as glândulas sebáceas.

 

  • Quais cuidados e rotinas devem ser adotados para o tratamento da acne? Espremer espinhas pode ocasionar outros problemas à nossa pele? E ficar exposto ao sol?

Ter uma dieta saudável, praticar atividade física regular, a higienização da pele pelo menos 2 vezes ao dia com sabonetes apropriados e o uso de medicações tópicas e filtro solar orientados pelo médico são passos muito importantes.
Evitar alimentos que você tenha notado que exacerbam a acne ( muito individual, ,mas alguns pacientes pioram após ingestão de alimentos gordurosos).
É necessário ser paciente – não cutucar, beliscar ou espremer as espinhas, pois estas atitudes podem levar a infecções de pele, e formação de marcas e cicatrizes. O sol em excesso pode agravar a acne e é extremamente prejudicial a saúde da pele e deve ser evitado.

  • Quem sofre com esse problema pode usar qualquer sabonete, hidratante ou protetor solar? Como escolher?

Os sabonetes devem ser limpadores profundos sem cáusticos ou abrasivos, que podem agredir a pele. Preferir os sabonetes antissépticos suaves e tônicos para pele oleosa. Loções secativas podem ser aplicadas nos locais mais afetados. Os filtros solares e outros produtos aplicados na pele deve ser preferencialmente na forma de loções “oil free” ou em gel. Evitar cremes ou cosméticos oleosos, que poderão agravar o problema.

 

 

  • Em relação às manchas decorrentes de espinhas, por que são causadas e como agir quando do seu aparecimento?

Quando existe uma reação inflamatória na pele, há um aumento das sensibilidade ao sol – o mesmo deve ser evitado com maior ênfase nas áreas acometidas por acne, pois há o risco da pele desenvolver o que chamamos de “ hiperpigmentação pós-inflamatória), que é uma condição na qual existe um acúmulo de pigmentos na pele em resposta a esta agressão inflamatória (que é a acne) associada a exposição a luz solar.
O uso de filtros solares é imprescindível, e eles devem ser livres de óleo e aplicados pelo menos 2 vezes ao dia. Quando da realização de atividades ao ar livre, é recomendável o uso de bonés ou viseiras mesmo em dias nublados, pois os raios UIVA, que mancham mais a pele, estão associados a claridade e não necessariamente ao sol forte.
Uma vez as manchas já instaladas, o uso de cremes clareadores pode amenizar o problema, especialmente quando associados ao uso de ácidos ou mesmo o peeling, estes 2 últimos preferencialmente no inverno. Dependendo do estilo de vida e dos cuidados, os ácidos podem ser utilizados mesmo no verão, geralmente em concentrações mais suaves.
A acne pode comprometer de maneira significativa a qualidade de vida de um indivíduo, limitar suas interações sociais, reduzindo sua auto-estima e disposição, além de ainda ser vista por muitos como um desleixo ou falta de higiene.
A acne também pode levar a alterações irreversíveis na pele ( como é o caso das cicatrizes), por isto não deve ser subestimada.
Os tratamentos disponíveis na atualidade são geralmente muito eficientes e seguros, especialmente se orientados por médicos com experiência no tratamento dos inesteticismos da face.

Dra Adriana Vidal Schmidt 2012

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>