Cuidados faciais

1 – Como deve ser realizada a limpeza da face? (quantas vezes por dia, quais os produtos a serem utilizados)
A limpeza da face deve ser realizada ao menos 2 vezes por dia, ao acordar, para preparar a pele para o filtro solar e retirar os resíduos dos cremes noturnos, e ao deitar, para preparar a pele para receber os cremes de tratamento noturnos.

2 – O sabonete a ser utilizado pode ser o mesmo que o utilizado no restante do corpo?
Não, O sabonete em barra tem um pH mais básico ( tipo soda), que agride o manto hidrolipídico ( camada que protege e mantém a pele hidratada). O ideal para limpeza da face são sabonetes líquidos com pH semelhante ao da pele, isto é, pH de 5,5, ou levemente ácidos.

3 – Esfoliações – como devem ser feitas e em que quantidade? A própria pessoa pode realizar ou é importante buscar um profissional?
A esfoliação da face pode ser mecânica ( com abrasivos como semente de apricot ou microesferas de polietileno), ou realizada com a utilização de esfoliantes químicos muitas vezes já incorporados aos cremes noturnos. A esfoliação mecânica, com o uso de cremes esfoliantes é indicada para peles ásperas, desvitalizadas e grossas, com tendência a oleosidade. Peles muito finas e delicadas não necessitam esfoliação, que quando indicada, deve ser realizada uma a 2 vezes por semana apenas.

4 – E limpeza de pele? É indicado em que casos e em que frequência?
A limpeza de pele pode ser indicada para todos os tipos de pele, mas especialmente as que apresentam cravos e espinhas (acne). A frequência é variável de acordo com o tipo de pele, produtos e a técnica utilizadas na limpeza, e a resposta da pele, que é muito individual.

5 – Maquiagens, quais as recomendações?
Sempre sobre a pele limpa, e de preferência que tenham proteção solar – especialmente se serão utilizadas durante o dia. Nas peles maduras ou com irregularidades, o uso de produtos tensores por baixo da maquiagem pode ajudar a dar um aspecto mais jovem e mascarar rugas ou imperfeições.

6 – No caso de quem se descuida e queima demais o rosto no sol, o que pode ser feito para amenizar os sintomas? E quanto ao prejuízo causado à pele, há possibilidade de retorno?
Após uma queimadura solar, o uso de hidratantes é fundamental, pois a pele se resseca e fica áspera e sem vida, e dependendo do grau de exposição pode levar a descamação. O prejuízo causado por uma exposição solar pode ser imediato (queimadura, reação inflamatória aguda, com vermelhidão, edema ou inchaço e prurido) ou se manifestar anos mais tarde, na forma de envelhecimento da pele, com rugas, flacidez e manchas. Os efeitos cumulativos da exposição solar sobre a pele são desastrosos no longo prazo.

7 – Para os homens, quais os cuidados recomendados?
O mais importante continua sendo a fotoproteção, e o uso de produtos adequados ao tipo de pele e necessidades individuais.

8 – Dicas rápidas de cuidados com a pele do rosto.
Um regime de cuidados básicos faciais deve incluir a limpeza da face 2 vezes ao dia (manhã e noite) com sabonetes apropriados, a aplicação de filtro solar, que deve ser reaplicado pelo menos mais uma vez no decorrer do dia, nas áreas expostas de pele (face, pescoço e dorso de mãos), e um creme noturno com renovadores celulares e antioxidantes. A intervenção de maior custo-efetividade nos dias de hoje ainda é a prevenção – fundamental é a fotoproteção adequada, mesmo em dias nublados. Em dias ensolarados, o uso de viseiras, bonés ou chapéus é muito importante, para ajudar no bloqueio as radiações UV que incidirão diretamente sobre a pele e podem danificá-la no longo prazo, mesmo quando usamos filtro solar. Mas o futuro é bastante promissor nesta área, sendo lançados no mercado cada vez mais cremes prontos ou ativos dermatológicos para manipulação de produtos diferenciados e adequados as necessidades individuais.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>