POR QUE USAR FILTRO SOLAR?

Em tempos de altos índices de radiação solar, usar protetor é uma questão de saúde. A vermelhidão que fica na pele após a exposição ao sol forte ou mesmo  o bronzeado são sinais de que a pele foi “agredida”- não existe bronzeado “saudável”, pois ele é fruto de uma agressão a pele.

E a fotoproteção deve iniciar já na infância – metade da radiação ou mais que nos expomos durante a vida ocorre nesta fase, e os efeitos são cumulativos

Para evitar manchas, envelhecimento precoce e principalmente câncer de pele o filtro deve ter fator de no mínimo 15 ou 30 (quanto ao fator de proteção, um filtro com FPS 15 barra 93,3% dos raios UV-B, enquanto um fator 30 protege contra 96,7% se utilizados em quantidade ideal e reaplicados com frequência). O número refere-se a proteção UVB, que são raios que não penetram profundamente na pele mas são capazes de promover queimaduras e levar ao Câncer de pele. Já os raios UVA são mais longos, penetram mais profundamente e estão diretamente associados ao envelhecimento de nossa pele. Os Raios UVA não se alteram muito com as estações do ano e nem nos horários do dia, ultrapassam o vidro e por isso é importante  o uso de filtro solar mesmo quando iremos permanecer em casa, em dias nublados e mesmo no inverno, nas áreas que estarão expostas, como face, pescoço, colo e dorso das mãos.

Os protetores em gel e em spray são ideais para os homens por causa dos pêlos e para quem tem pele oleosa. Já quem tem pele seca deve usar em creme, e há protetores solar próprios para pessoas com acne e também os com cor de base, que podem ser utilizados como maquiagem.

COMO USAR?

O filtro só tem efeito se passado 30 minutos antes da exposição ao sol e ser reaplicado a cada duas horas ou pela manhã e após o almoço caso a pessoa vá permanecer em ambientes fechados. Outra dica importante: não dá para esquecer de passar filtro em todas as partes do corpo que ficam expostas , como dorso dos pés, pescoço, lábios e orelhas.

Use a ponta dos dedos para aplicar o protetor solar-faça a deposição do filtro sobre a pele e use a ponta dos dedos para espalhar.

QUANTO PASSAR?

Para passar no corpo todo você vai precisar de quase seis colheres de chá de protetor. Uma para o tronco, uma para as costas, uma para cada perna, ½ colher para cada braço e ½ colher para o rosto.

Mesmo os filtros resistentes à água perdem efeito de proteção no mar ou na piscina, dependendo do tempo de exposição. Após 40 minutos, os filtros resistentes perdem 50% da proteção.

Se secar com a toalha, deitar na canga ou até vestir e tirar uma camiseta pode contribuir para que um pouco de filtro seja removido da pele, o que diminui a proteção.

SÓ O FILTRO BASTA?

Não. Porque dificilmente utilizamos a quantidade ideal de filtro ou reaplicamos no intervalo necessário. Além disso, a proteção contra raios UV-A é muito menor que a proteção contra UV-B nos filtros solares, geralmente1/3, e como esses são os raios que mais  envelhecem nossa pele, nunca estamos completamente protegidos dos efeitos danosos da radiação. O ideal é evitar atividades ao ar livre das 10 as 16h e sempre usar chapéu, boné ou viseiras para evitar a exposição direta da face, prevenindo  o envelhecimento precoce da pele, que nem o uso do filtro é capaz de bloquear totalmente.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>