DESMISTIFICANDO A LIMPEZA DE PELE

A limpeza de pele sem dúvida é mais um aliado na conquista de uma pele lisa, bonita e saudável!
Benefícios – por que fazer limpeza de pele?
Para uma pele com aparência mais limpa, sem comedões (cravos com pontas pretas) e milliuns (sebos internos com aparência amarelada e esbranquiçada), e manter a pele macia e hidratada. Uma pele limpa responderá melhor aos tratamentos cosmiátricos e terapêuticos.

Como é feita a Limpeza de pele?  – Etapas
1-Assepsia da pele: com sabonete ou gel de limpeza, tem objetivo de remover maquiagem, cosméticos, e a oleosidade da pele.
2-Esfoliação: feita com movimentos suaves e circulares em toda face, sua intenção não é irritar a pele do paciente, mas sim retirar as células mortas.
3-Aplicação de Emoliente: uma mascara de algodão ou gazes são embebidas em emoliente (desincrustante), com a finalidade de amolecer os comedões e milliuns, que em conjunto com a mascara térmica ou vapor de ozônio (de acordo com a  preferência da esteticista), abrem os poros para facilitar a extração das impurezas.
4-Extração: Esse momento geralmente é um pouco dolorido, sua duração é em média 20 minutos, realizado com o auxilio de uma pinça específica e gazes consegue se fazer a retirada de comedões e extrair o sebo.
5-Aparelho de Alta Frequência – emite luz azul que auxilia na prevenção de inflamação, e ajuda a fechar os poros.
6- Máscara –  hidratante, antiaging ou secativa (para os casos de oleosidade excessiva ou acne),intensifica o tratamento. Para finalizar, a aplicação de filtro solar .

Com que frequência deve ser feita?
O intervalo é variável, sendo o recomendado a cada 30 ou 40 dias,  ou de acordo com as condições da pele. O ideal é conversar com sua esteticista ou o médico responsável por cuidar da sua pele e juntos decidirem um melhor tratamento, de acordo com a sua necessidade.

Há contra-indicações?
Não é indicado realizar a extração em pústulas que apresentam inflamação, pelo risco de formar cicatrizes, o aparelho de alta frequência também deve ser evitado em gestantes e pessoas que possuem marca-passo (mesmo que a corrente elétrica seja suave), neste caso substituo por uma máscara calmante.

Quais os cuidados pós-tratamento?
Evitar a exposição solar direta sem proteção e reaplicar o filtro solar a cada 2 em 2 horas para atividades ao ar livre. Esse cuidado se aplica não só após procedimentos estéticos, mas para a rotina de qualquer pessoa. Utilizar um sabonete,  creme noturno e filtro solar também ajudam muito na obtenção de resultados satisfatórios, mas lembro sempre que estes produtos devem ser específicos para o tipo de sua pele e de preferência indicados pelo médico.

Grávidas podem fazer limpeza de pele?
Gestantes podem realizar limpeza de pele, mas muitas vezes os médicos contraindicam pelo fato que este procedimento pode gerar um stress na paciente,  considerada mais sensível neste período.
Caroline Munhoz
Técnica de Enfermagem e Esteticista da Clínica Clínica Dra Adriana Schmidt
www.adrianaschmidt.com

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>