Ácido Polilático (Sculptra) no rejuvenescimento facial

Com o envelhecimento, nossa pele vai gradativamente perdendo colágeno e fibras de sustentação, tornando-se flácida e perdendo os contornos, surgem depressões e sulcos, como o que se forma entre o nariz e os lábios e abaixo deles, os músculos ficam mais flácidos e há uma perda de gordura facial que agrava o aspecto envelhecido da face. O triângulo que antes se formava com as bochechas e o queixo aos os 40 ou 50 anos se inverte devido a esta flacidez e perda de sustentação dos tecidos.

Sculptra é um produto injetável, aplicado na camada dérmica, com o objetivo de restaurar o contorno e o volume facial decorrentes principalmente do envelhecimento cutâneo. Diversos estudos clínicos asseguram sua eficácia, a longa duração de seus efeitos e sua boa aceitação pelos pacientes. O Sculptra é uma substância sintética (origem não-animal) composta por polímeros do ácido poli-L-láctico. Trata-se de um produto biocompatível (não prejudica o organismo), biorreabsorvível/biodegradável (é inteiramente absorvido pelo organismo) e hipoalergênico (não provoca reações alérgicas). Diversos estudos clínicos têm comprovado a segurança do ácido poli-L-láctico, utilizado há muitos anos e em diferentes áreas da Medicina.. Estes polímeros foram vastamente utilizado em diferentes tipos de dispositivos médicos, como implantes intraósseos e fios de sutura cardíacos. Com a observação de que havia nos locais implantados uma grande proliferação de fibras colágenas e elásticas, surgiu a base para o uso deste produto como rejuvenescedor facial. Na estética, ele foi ´primeiramente utilizado para corrigir a flacidez e a perda de volume facial apresentada por pacientes HIV positivos, e tem sido usado há uma década para tal finalidade, com grande sucesso nos Estados Unidos e na Europa (no Brasil seu custo limita o uso em vasta escala para esta finalidade). O Sculptra tem ganho vasta popularidade na Europa no tratamento de mudanças faciais associadas ao envelhecimento. O produto é implantado no subcutâneo ou na derme, em uma série de tratamentos.

Na experiência de mais de 2500 pacientes tratados até 2005, o Sculptra tem sido utilizado com sucesso para a correção de sulcos nasolabiais ( o famoso “ bigode chinês” , perda de volume centrofacial ou de 1/3 inferior da face, flacidez de contornos faciais e outros sinais de envelhecimento facial. Ele proporciona uma correção adequada e prolongada de uma variedade de rugas e depressões faciais e flacidez, com procedimentos minimamente invasivos que não requerem testes alérgicos ou um período de recuperação.
Ao ser injetado na derme profunda (a segunda camada da pele), o Sculptra ativa a produção de colágeno, aumentando a espessura da pele e corrigindo as alterações de contorno do rosto.
Ao estimular a produção do colágeno pelo próprio organismo, Sculptra apresenta resultados evidentes a partir da segunda sessão (geralmente 2 meses após o início das aplicações).
Os resultados obtidos com o Sculptra não são imediatos. A correção imediata obtida com Sculptra decorre do edema (inchaço) causado pela administração do produto, sendo, portanto, transitória. Em poucos dias, esse líquido é reabsorvido e o paciente adquire a aparência anterior às aplicações. Aproximadamente a partir do décimo dia de sua administração, Sculptra passa a estimular a formação do novo colágeno, que irá corrigir gradualmente as alterações de volume e contorno faciais. O resultado final é observado cerca de 6 meses após o início do tratamento.
O número de sessões, assim como a quantidade de produto aplicada em cada sessão, é uma decisão médica, que leva em consideração particularidades de cada paciente. Em média, são necessárias 2 a 3 sessões de aplicações, com intervalo mínimo de 30 a 60 dias entre elas.Como é feito em várias sessões, não existe o risco de correção excessiva (hipercorreção), que pode ocorrer com produtos e única aplicação.
Os resultados obtidos com Sculptra duram em média 1,5 a 2 anos. Após esse período, novas aplicações podem ser necessárias para mantê-los.
Os efeitos adversos mais comuns são relacionados à aplicação do produto: discreto sangramento, equimoses, dor e vermelhidão local, omco qualquer tratamento om injetáveis. Todos eles são transitórios, desaparecendo em média de 3 a 10 dias após sua aplicação. A aplicação de anestésicos locais faz o tratamento praticamente indolor e confortável ao paciente.
No tratamento do envelhecimento facial, o Sulptra é um forte aliado, com resultados naturais e duradouros, devolvendo à pele flácida, envelhecida e com depressões, um aspecto mais jovial e saudável.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>