Vaidade masculina e particularidades da pele dos homens

Perguntas sobre cuidados com a pele masculina – por Dra. Adriana Schmidt

1) Quais são as principais diferenças entre a pele masculina e a feminina

A pele masculina é geralmente mais pesada, grossa, e áspera, com maior tendência a oleosidade, e as rugas e pregas da pele costumam ser mais profundas. O aumento do conteúdo sebáceo, pelos e vascularização, associados as influências hormonais, garantem uma resposta cutânea diferente entre homens e mulheres, inclusive no processo de envelhecimento da pele. Os diferentes índices de absorção do tecido adiposo e ósseo são significativos para homens e mulheres envelhecerem de maneiras distintas, necessitando cuidados preventivos diferenciados. Os homens aparentemente envelhecem em ritmo menos acelerado que as mulheres, mas quando tem rugas, estas costumam ser mais evidentes e profundas.

2) Quais são as principais agressões sofridas pela pele masculina? (No ato de se barbear, por exemplo, e etc.)

Os homens costumam ter menor cuidado com a pele desde a infância, tendem a permanecer mais tempo exposto ao sol (atividades como futebol e pescarias, etc.) e a proteção solar nestas condições deveria ser redobrada e muitas vezes não o é. Também o ato de barbear pode lesar superficialmente a pele, levando a formação de pequenas inflamações chamadas foliculites.

3) Como essas diferenças devem ser pensadas nas rotinas de cuidado com a pele?

É importante analisar as condições da pele, os hábitos e estilo de vida do paciente, levando também em consideração as preferências individuais e custos do tratamento.

4) Os homens podem utilizar os mesmos produtos cosméticos que as mulheres? Existem produtos feitos exclusivamente para este nicho?

Alguns produtos podem ser compartilhados por homens e mulheres, desde que a pele tenha as mesmas características, por exemplo, sabonetes e filtros solares. Mas a indústria farmacêutica, percebendo este nicho que tem grande potencial de crescimento, vem desenvolvendo na última década linhas exclusivas para a pele masculina.       Geralmente são produtos de toque mais seco ou em gel, e com fragrâncias mais cítricas e amadeiradas, que agradam mais a este público. Além de ativos estudados exclusivamente para peles masculinas

5) Quais são os riscos causados pelo uso inadequado de cosméticos na pele masculina?

O uso de produtos sem indicação médica especializada pode acarretar alergias ( aliás, o estudo das reações alérgicas a cosméticos foi a minha porta de entrada, como Alergista, a este universo dos “cremes”), irritações locais, desencadear ou agravar quadros de acne, além de não proporcionarem o resultado esperado.

6) Quais são as suas indicações de produtos ou rotinas para estética facial para os homens?

Um regime de cuidados básicos faciais deve incluir a limpeza da face 2 vezes ao dia (manhã e noite) com sabonetes apropriados, a aplicação de filtro solar (que deve ser reaplicado pelo menos mais uma vez no decorrer do dia, nas áreas expostas de pele (face, pescoço e dorso de mãos), e um creme noturno com renovadores celulares e antioxidantes. A intervenção de maior custo-efetividade nos dias de hoje ainda é a prevenção – fundamental é a foto proteção adequada, mesmo em dias nublados. Mas o futuro é bastante promissor nesta área.

7) Em sua profissão, você vê uma preocupação maior dos homens com a sua beleza facial?

O mercado dos dermocosméticos é um mercado em plena expansão, uma vez que cada vez mais a aparência está ligada a uma melhor qualidade de vida, inclusive a percepção de competência profissional é por vezes associada a uma pele bem cuidada – temos notado em nossa clínica que, quanto maior a aspiração profissional do homem, maior tempo e recursos financeiros ele dedica a estes cuidados. Num mercado de trabalho altamente competitivo, este é mais um diferencial. Verdade que pode ser constatada observando altos executivos – não tem que ser necessariamente “bonitos”, mas sempre “ bem cuidados”.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>