NUTRICOSMÉTICOS

A aparência da pele e como ela envelhece é influenciado por muitos fatores, incluindo genética, toxinas ambientais, alterações hormonais e processos metabólicos. Hoje sabemos que uma combinação desses fatores leva a mudanças cumulativas de estrutura da pele , função e aparência. Basicamente, o estilo de vida que você leva pode acelerar ou retardar o quão bem seu corpo envelhece (incluindo a pele ) .
Nutricosméticos são produtos que contêm nutrientes específicos e antioxidantes que podem ter um efeito preventivo ou o tratamento com a pele, cabelos ou unhas.
O termo Nutricosméticos foi cunhado pelo bioquímico sueco Ake Dahlgren , que lançou o primeiro produto desse tipo (Imedeen ) no final de 1980 . Ele propôs que as células da pele eram incapazes de absorver os nutrientes disponíveis, seu lema era : ” A pele bonita começa dentro . ”
Muitos eram céticos em relação a tais alegações e viram sua teoria como mais uma jogada de marketing . No entanto, nos últimos 10 anos, o avanço das tecnologias de fabricação e crescentes dados clínicos nos deram evidências para apoiar a eficácia dos Nutricosméticos . Os Nutricosméticos hoje vêm em muitas formas, incluindo cápsulas , bebidas, pós, gomas ou alimentos funcionais. Embora o valor terapêutico dessas fórmulas pode ser comprometida , a flexibilidade e comodidade acompanham os estilos de vida agitada consumidores levam hoje .
O envelhecimento não pode ser revertido, por si só, mas sim nós podemos controlar a forma como nós envelhecemos controlado esses fatores que podem prematuramente nos envelhecer, como a exposição solar, dieta, e estilo de vida.
À medida que se tornaram mais preocupados com a gestão dos sinais de envelhecimento , os mercados Cosmecêuticos e Nutricosméticos estão respondendo ao combinar sua expertise para oferecer ambos os produtos tópicos e internos para trazer uma abordagem saudável e responsável em relação à beleza saudável e envelhecimento.

Benefícios do uso correto
Os Nutricosméticos são ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes que participam de reações químicas no interior das células e quando ingeridos de forma consciente, correta e de acordo com as indicação médica, podem trazer diversos benefícios como: retardo no envelhecimento das células, estimulação da produção de colágeno e elastina, resultando na redução da flacidez, dando maior sustentação e elasticidade na pele, melhorando a textura, prevenção de manchas na pele, reduzindo a vermelhidão causada pela exposição solar e  ajudando na manutenção do bronzeado, diminuem os sintomas da caspa, melhora o aspecto da celulite e com atuação , ainda, no fortalecimento dos cabelos e unhas, combatendo a queda e a quebra dos fios e deixando as unhas mais fortes e menos quebradiças

Precauções
Os Nutricosméticos não agem sozinhos, portanto, é importante manter uma dieta balanceada diariamente, praticar atividades físicas regularmente, tomar a dose prescrita pelo médico, continuar usando cosméticos como hidratantes, antienvelhecimento, clareadores e muito protetor solar.
Estima-se em média 3 meses para começar a sentir os resultados.

PRINCIPAIS NUTRICOSMÉTICOS E VITAMINAS

Vitamina A
A vitamina A é também chamada de Retinol , pode ser encontrada em alimentos de origem animal como leite e ovos, vegetais folhosos como brócolis e couve e os vegetais com a coloração amarelada.

Ácido Fólico
Atua na prevenção da anemia macrocítica e para o desenvolvimento normal do feto . Recentemente, esta vitamina foi implicado na manutenção da saúde cardiovascular e função cognitiva em idosos. Está presente em legumes ou verduras . Por exemplo , uma porção de lentilhas cozidas ( 95 g) adicionado a uma dieta à base de arroz pode fornecer uma quantidade de ácido fólico suficiente para satisfazer necessidade desta vitamina . Outras leguminosas, como feijões e ervilhas são também boas fontes dessa vitamina , mas porções maiores são necessários para a suficiência de folato ( 100 g feijão e 170 g de ervilhas ) .Outras fontes são fígado de galinha ; apenas uma parte ( 20-25 g ) é suficiente para atender a densidade de nutrientes desejáveis para folato e vitamina A em simultâneo. As melhores fontes de folato são carnes orgânicas , vegetais de folhas verdes e brotos. No entanto , 50 por cento ou mais dos folatos são  destruído durante o cozimento . Aquecimento prolongado em grandes volumes de água deve ser evitado , e é aconselhável consumir a água utilizada no cozimento dos legumes .

Ácido Pantotênico
Pertence ao grupo das vitaminas do complexo B, na pele atua como hidratante, ajuda na reparação dos tecidos e inibe a inflamação e, nos cabelos, além de promover hidratação aos fios, dá brilho, protege e repara dos danos causados por processos químicos e mecânicos (calor do secador, chapinha, tinturas)

Vitamina B12 – Cianocobalamina
A Vitamina B12, uma vitamina hidrossolúvel, ocorre no organismo principalmente na forma de metilcobalamin (mecobalamin) e adenosilcobalamin

Biotina
Também conhecida como vitamina H, vitamina B7 ou vitamina B8, é uma vitamina que funciona como uma coenzima. Funciona no metabolismo das proteínas e dos carbohidratos . Ela age diretamente na formação da pele e indiretamente na utilização dos hidratos de carbono e das proteínas e neutralizar o colesterol. É uma vitamina hidrossolúvel.
A biotina pode ser encontrada através de levedura, arroz integral, frutas, nozes, ovos, carnes leite, iogurte , gérmen de trigo e nozes. Também é produzida por bactérias do intestino. .
Ela tem efeito na reestruturação dos fios de cabelo, bem como fortalecimento e crescimento dos mesmos.

Bio-Arct
Extraído do cultivo de algas originárias do mar Ártico, ricas em antioxidantes, estimula a atividade da mitocôndria, aumenta a oxigenação celular, antiestresse cutâneo, melhora a luminosidade da pele, protege a pele em condições extremas de frio, poluição, clima seco.

Coenzima Q10
está presente no organismo, principalmente coração, rins, fígado, baço e pâncreas, por ser essencial na produção de energia celular, tem ação antioxidante, inibe a formação de radicais livres, atuando como antienvelhecimento.

Vitamina C
Estimula a produção de colágeno, protege o colágeno, atua na revitalização e regeneração da pele; É essencial para a síntese do colágeno e do material intercelular. Sua deficiência (escorbuto) é rara em adultos, mas pode ocorrer em crianças, alcoólatras e idosos, e é caracterizada por fragilidade capilar, sangramento, anemia, lesões em ossos e cartilagens, e cicatrização demorada de ferimentos. Tambén é usada por via tópica por sua ação anti-radicais livres e estimulantes da síntese de colágeno e glicosaminoglicanos, além de hidratar e tonificar a pele. Acelera a cicatrização de feridas, reduzindo o grau e a duração do eritema pós “peeling”.
Ganho real na ingestão de vitamina C pode ser alcançado através da inclusão de cítricos ou outros alimentos ricos em ácido ascórbico na dieta. Por exemplo, uma laranja ou uma pequena quantidade de outra fruta rica em vitamina C (60 g de parte comestível) fornece a densidade do ácido ascórbico recomendado. Outras fontes alimentares de vitamina C são goiaba, amla, kiwi, cereja, morango, mamão, manga, melão, espinafre, acelga, tomate, aspargos e couve de Bruxelas. O ácido ascórbico é termolábil, cozinhar reduz o  nutriente bio-disponível. O consumo de vitamina C concomitante ao ferro aumenta a absorção do mesmo.

Vitamina D
A vitamina D é essencial para favorecer a absorção e utilização do cálcio, fósforo e para a calcificação normal dos ossos. É usada no tratamento e prevenção dos estados de sua deficiência, inclusive os associados com a má absorção, hipocalcemia, hipoparatireoidismo e distúrbios metabólicos. Sua deficiência tem sido associada a alergias e alterações de pele e cabelos.
As principais fontes alimentares de vitamina D são os peixes e frutos do mar, como o salmão, o carapau ou os mariscos, Óleo de fígado de bacalhau, Atum Sardinhas enlatadas em óleo, Leite, iogurte e queijos, Carne ou fígado de vitela, Gema de ovo e alguns cereais enriquecidosPoucos alimentos contêm vitamina D naturalmente. Mas, existe a opção de se consumir alimentos enriquecidos com a vitamina D, como podemos facilmente encontrar nas manteigas, margarinas e nos iogurtes, por exemplo. A forma mais segura e eficiente de tratar a deficiência de vitamina D é a suplementação oral, pois o sol é um agente cancerígeno de primeira classe e leva ao envelhecimento da pele.

Vitamina E
Encontrada em óleos vegetais (soja, palma, amendoim, milho, cártamo, girassol, oliva), Nozes, Sementes de girassol, Kiwi, Gérmen de trigo, Vegetais de folhas verdes, Grãos integrais, Peixe, Leite de cabraA vitamina E, conhecida como tocoferol, tem como principal função inibir a ação dos radicais livres, além de ter efeito anticancerígeno. É um dos nutrientes essenciais ao organismo. Antioxidante, atua na revitalização da pele e renovação celular.

Exsynutriment (silício orgânico)
Estimula a produção de colágeno e elastina, regenerando e melhorando o tônus da pele, promove alta hidratação da pele, ajuda também no fortalecimento e crescimento dos cabelos (na natureza pode ser encontrado na aveia ,beterraba ,soja e broto de alfafa).

Glicoxyl
A glicação ocorre quando temos um excesso de açúcar no organismo que geram um alto índice glicêmico causando danos às proteínas como o colágeno e elastina. Estudos mostram que a glicação está diretamente relacionada ao envelhecimento de diversos tecidos (pele, coração cérebro). O glicoxyl tem efeito antiglicação e desglicante (reverte reações de glicação já iniciadas), atua como antienvelhecimento, melhora as rugas, protege o DNA das células.

Licopeno
Antioxidante, carotenóide ( derivado da vitamina A) atua na prevenção do envelhecimento e na redução de riscos de certos tipos de câncer (extraído do tomate cozido).

Luteína
É um corante da família dos carotenoides presente nos legumes de folha verde escura, como espinafre, couve, brócolis. A luteína, no corpo humano protege a pele contra os raios UV e também oferece proteção contra a luz artificial, a chamada luz azul dos escritórios, computadores, academias, salões de beleza, etc, assim, a luteína é capaz de aumentar a atividade foto protetora, melhorar a hidratação e elasticidade da pele, auxiliar a pele contra a ação dos radicais livres também tem sido associado na prevenção do risco de degeneração macular, que é uma doença degenerativa que provoca uma perda progressiva da visão.

Minerais
Minerais como ferro e zinco são baixos em cereais e dietas à base de tubérculos , mas a adição de legumes pode melhorar um pouco o teor de ferro dessas dietas. Contudo , a biodisponibilidade desta fonte de ferro dos vegetais é baixo . Portanto, não é possível atender aos níveis recomendados de ferro e zinco nas dietas vegetarianas através de uma abordagem baseada em alimentos , a menos que um pouco de carne , aves ou peixe esteja incluído . Por exemplo, a adição de uma pequena porção ( 50 g ) de carne, aves , peixe ou vai aumentar o conteúdo de ferro total , assim como a quantidade de ferro biodisponível . Para zinco, a presença de uma pequena porção (50 g) de carne , aves ou peixes vão garantir a suficiência alimentar da maioria das dietas vegetarianas.
O consumo de ácido ascórbico – vitamina C , juntamente com a alimentação rica em ferro vai aumentar a absorção.

O ômega 3

Um tipo de gordura, conhecido como ácido graxo essencial, uma vez que é essencial para a manutenção e promoção da saúde.
O corpo humano não é capaz de produzir ômega 3, tendo que obtê-lo através da alimentação.
Um grande número de pesquisas vem demonstrando os benefícios do ômega 3 para o coração e todo sistema circulatório. Os quais incluem:
Atividade anti-inflamatória;antitrombos (entupimento dos vasos sanguíneos);redução dos níveis de colesterol e triglicerídeos e redução da pressão arterial.
Alguns estudos também indicam que o ômega 3 traz benefícios para o humor, o aprendizado e para o sistema imunológico.
As melhores fontes de ômega 3 são os peixes e algumas espécies possuem maior quantidade, os quais são:
Cavala, Arenque, Sardinha, Salmão, Atum, Bacalhau
Semente de linhaça, Castanhas e nozes, Óleos vegetais (azeite, óleo de soja, canola), Vegetais de folhas verdes escuro.
Como fonte natural de Omega 3, os peixes devem ser consumidos na forma de 2 porções por semana, devem ser assados, cozidos ou grelhados. Não se deve fritá-los, pois este processo destrói para do ômega 3.

Picnogenol
Extraído das folhas e cascas da pinhas Pinus Pinaster é um potente antioxidante, auxilia na regeneração das vitaminas C e E, prolongando seus efeitos benéficos, mantém a maciez, elasticidade da pele e reduz o eritema induzido pelo sol, estimula o sistema imunológico. O picnogenol é considerado um medicamento alternativo, pois ainda há estudos comprovando as supostas ações em seres humanos. Seu uso, portanto, deve ser prescrito e orientado por um médico.
Polypodium leucotomos
Extraído uma planta, tem ação antioxidante, antienvelhecimento, anti-inflamatória, reduz o impacto dos raios UV contra as células da pele, reduz o eritema causado pela exposição solar excessiva, pode ser utilizado via oral ou tópico, é o primeiro foto protetor oral com eficácia comprovada, quando usado junto com protetor solar tópico.

Resveratrol
Antioxidante e antirradicais livres protegem a pele contra os raios UV, previnem o envelhecimento precoce e protegem as estruturas da pele, as sementes da uva liberam os polifenóis na fabricação do suco da uva e do vinho tinto ( suco de uva integral, vinho tinto, chá verde, brócolis).

Zinco
Melhora o sistema imunológico, aumenta a resistência às doenças na pele, combate os radicais livres, diminui o estresse oxidativo e atua na redução da acne pela ação anti-inflamatória e cicatrizante (é encontrado em ostras, mariscos, ovo, carne vermelha, fígado e nozes).

AVS, 04/2014

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>